sábado, 5 de fevereiro de 2011

CAMA DE 2 PARA 3!!!!!!


Antes de ser mãe eu nunca tinha pensado muito no assunto 'cama com partilhada', até porque achava que já tinha uma opinião formada, definitivamente.
Pois é, tinha...
O tempo passou e quando o Dany nasceu o berço estava mesmo ao lado da nossa caminha e eu tinha aquela noção que a partir dos 7 ou 8 meses que iria colocar o dany no quartinho dele porque senão lá vinha o ditado antigo que diz que "criança que dorme com os pais fica mal acostumada" . Tinha uma resistência fortíssima à ideia.
Sentia receio, confesso. Receio de quê? da sua própria cama. Além disso quem nunca sentiu aquele medo horroroso de sufocar o bebê durante o sono isso incomodava-me.
E então o Dany nasceu... nos primeiros dias em casa eu pensei que ia ficar doente de cansaço e privação de sono. Nunca pensei que ficar sem dormir doesse, juro! E olhem que eu estava bem habituada a dormir pouco (antes de engravidar, é verdade...) mas nada, eu disse NADA que eu tinha vivido até então se comparou à loucura daqueles primeiros dias que com o passar de poucos dias ficaram calmos pois o dany desde cedo passou a dormir cerca de 6 horas seguidas.... e eu fazia a desforra do sono pela manhã.... Com o passar dos tempos tive uma brilhante ideia(?!!?) "Por que não colocamos ele a dormir connosco?"
Naquela altura,o Dany tinha uns 4 meses de vida e o que eu queria era descansar o corpo mais moído que pimenta... mesmo que fosse por uma hora ou duas. Enfim.....E querem saber?
Foi a melhor coisa que fiz!!!!! Devia ter feito desde a primeira noite em casa. Naquela noite, eu consegui dormir e acordar sentindo-me melhor. Até ele dormiu visivelmente melhor...
E assim fomos até ele estar com uns nove ou 10 meses.
Tudo ia muito bem, mas o bebezinho começou a crescer...e a remexer na cama. E o pai do bebezinho é uma pessoa bem grande...e digamos que pai e filho possuem muitas semelhanças... Além dos olhinhos, que são idênticos, eles dormem de forma igualzinha, remexem-se muito. Já eu sou daquelas que me deito e acordo na mesma posição. já dorme no quartinho dele não tem grandes problemas com isso mas acorda sempre com os pés para o lado da cabeça ou seja fica geladinho e como não consigo controlar isso... está muito frio ainda e para ele não acordar destapado e ainda teve tão doentinho...... por tds estes motivos ... vocês perguntam: a cama ainda é partilhada? sim é. Depois da nossa experiência tive a certeza que é parvoíce agararmo-nos a ideias pré-concebidas e preconceitos. O Dany dorme na caminha dele sim, mas dorme connosco também.
Como assim?
Quando ele ficava doentinho (dentes a nascer ou qq outra coisa), carente, resfriado ou algo que o deixasse fora do normal, dormimos juntos( eu adoro) ele vem para a nossa cama, e dorme no meio. Geralmente vira-se para o lado do pai e fica colado a ele a noite toda, coisa mais querida. Mas não temos uma regra para que isso aconteça, simplesmente deixamos andar, foi acontecendo naturalmente e encontramos uma maneira boa para a nossa família, enfim...não existem fórmulas.

Hoje tenho a plena certeza que adoro ficar na cama com os meus amores, sem crise, sem conselhos parvos martelando na cabeça.
Para quem nunca experimentou, recomendo! Cada família acaba por encontrar uma maneira mas o tempo passa a correr sem dar a mínima se aproveitámos o que ele nos trouxe ou não...
E tenho a certeza que ninguém fica viciado/mal acostumado/dependente ou seja lá o que for só por dormir aconchegadinho a quem ama, ?
E pensando bem, quantas pessoas adultas conheces que ainda dormem com os pais? (lololololol).

3 comentários:

  1. pois é... a mamã tem toda a razão sabe mesmo bem adormecer e acordar e sentir a respiração do Dany... até fico ali uns minutinhos acordado a olhar para o bebé mais lindo!!!!

    Papá.

    ResponderEliminar
  2. ohhhh que fofinho =)
    eu também tenho algum receio de sofucar a minha pipoca, porque tanto eu como o papá gostamos de mexer o esqueleto enquanto dormimos =P mas o que é verdade é que quando a pipoca dorme connosco nem nos mexemos. conforme adormecemos, conforme acordamos. e é tão bom... =)

    tomei conhecimento do blog pelo forum de mae para mae,. peço desculpa a invasão =)

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa ela também dorme connosco. O berço fica encostado à nossa cama e ainda não dorme lá porque achamos que ainda está muito frio. E sim, não está mal habituada, nem viciada ou algo do género. Ainda é cria e as crias devem ficar o mais possível perto dos progenitores. :)

    ResponderEliminar

vá lá.... comenta!